top of page

Parque de São Paulo é iluminado com Luminárias Solares

Atualizado: 12 de out. de 2018

40 postes solares instalados no parque Villa Lobos fornecem iluminação autônoma e sustentável através da energia fotovoltaica

Parque Villa Lobos instalou 40 Postes Solares com Luminárias Integradas

Combinando economia de energia com sustentabilidade o Parque Villa-Lobos, localizado na zona oeste de São Paulo, instalou postes de iluminação autônoma alimentados por energia solar fotovoltaica em suas áreas de lazer, beneficiando os frequentadores e o meio ambiente. Os postes com luminárias solares Led de 20 W utilizam somente a geração de energia solar para carregar as baterias de lítio, que alimentam a iluminação a noite, dispensando cabeamento e infraestrutura elétrica, economia na instalação e sem custos mensais com eletricidade.


Parque Villa Lobos com Poste Solar e Luminária Integrada

As baterias de lítio ficam localizadas dentro das luminárias e possuem alta capacidade de armazenamento e longa vida útil. As luminárias contam ainda com um sistema inteligente de controle de iluminação que reduz a luminosidade quando não tem presença, economizando energia e aumentando a autonomia em dias sem sol. Os sensores de presença acionam 100% da luminosidade ao detectarem movimentos.

O projeto pioneiro conta ainda com um estacionamento para veículos com mais de 3.000 placas fotovoltaicas no Parque Candido Portinari.



O projeto da Cesp - Companhia Energética de São Paulo - custou no total R$ 13 milhões incluindo a construção de uma microcentral de nove quilowatts-pico (kWp), na instalação dos 40 postes solares, além da cobertura para 264 vagas de veículos contemplando maiss de 3 mil placas de captação de energia solar no estacionamento do Parque Cândido Portinari.

bottom of page