top of page

O importante são os Lúmens

Atualizado: 28 de out. de 2018

Lúmens x Watts, a potência (W) mede o consumo e não o brilho (Lm), que é o que realmente importa: A quantidade de luz emitida: os Lúmens!

Watts Versus Lúmens

Se você recentemente comprou uma lâmpada pode ter notado na embalagem a informação de Watts para Lúmens. Mas afinal, o que são Lúmens e por que os Watts estão sendo abandonados como a unidade padrão de brilho? Nós vamos ajudar a responder nesse post.


Como funciona?


Em primeiro lugar, a potência (Watt) mede o poder e não o brilho da fonte luminosa. Quanto maior a potência, maior a fonte de alimentação da lâmpada (o que tecnicamente não diz nada sobre o brilho e a capacidade de iluminação). Então, por que usamos Watts para medir o brilho em primeiro lugar? A razão para a confusão é que lâmpadas incandescentes tradicionais - e agora em grande parte obsoletas - emitiam luz por meio da passagem de eletricidade através de um filamento suspenso que queimava a uma temperatura e brilho mais altos, em correlação com a maior quantidade de Watts sendo passada por ele. Portanto, quanto mais Watts , mais luz!


No entanto, as lâmpadas mudaram, e isso não é mais o caso. Devido à grande durabilidade e aos benefícios energeticamente eficientes da instalação de luzes LED em toda a casa, os LEDs assumiram rapidamente a opção de lâmpada doméstica mais experiente, pois possuem mais brilho em relação à incandescente, com a mesma potencia. Isto apresenta alguns consumidores com algo de um quebra-cabeça quando confrontados com uma escolha entre uma lâmpada LED de 13W, uma lâmpada CFL de 15W e uma lâmpada de halogéneo de 18W. Neste cenário, a Potência crescente não significa nada, já que a lâmpada mais brilhante é, na verdade, o LED de potência mais baixo, e a lâmpada mais fraca é a lâmpada de halogênio de potência mais alta.


Watts Versus Lúmens Comparativo

Conclusão: Os lúmens fornecem uma medida precisa da luz, independentemente da potência. Em contraste, a potência dá uma descrição precisa da energia fornecida à lâmpada e nada diz sobre a sua luminosidade. #lumens #watt #luminosidade #luminariasolar #postesolar #refletorsolar


bottom of page